tag:blogger.com,1999:blog-31781182957639573162024-03-08T01:58:59.245-08:00BioveraportugaEste espaço foi criado para dividir com os professores, alunos e a quem possa interessar, todas as informações, idéias, dicas, vídeos, filmes, novidades e jogos didáticos que fui pesquisando, com o objetivo de buscar diferentes formas de conhecimentos para uma melhor aprendizagem de meus alunos.veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-29752346908670721182009-11-01T16:11:00.000-08:002009-11-01T16:16:05.822-08:00Vídeos didáticosTipos de eclipse.<br /><OBJECT id=BLOG_video-a11e058fd31607b4 class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId="a11e058fd31607b4"></OBJECT>veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-44498963332086088542009-11-01T16:01:00.000-08:002009-11-01T16:10:39.635-08:00Vídeos didáticosMovimento de Translação e Rotação da Terra.<br /><OBJECT id=BLOG_video-7e91a7242073c7fc class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId="7e91a7242073c7fc"></OBJECT>veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-23999165086368949982009-10-08T15:49:00.000-07:002009-10-17T19:51:44.450-07:00Vídeos didáticosA explosão do Big-Bang<br /><OBJECT id=BLOG_video-7f1ef49b643a4d21 class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId="7f1ef49b643a4d21"></OBJECT><br /><br />Fases da Lua<br /><OBJECT id=BLOG_video-8841a21e091d0231 class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId="8841a21e091d0231"></OBJECT><br /><br />Solarn<br /><OBJECT id=BLOG_video-9cf81e3bf9ba958 class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId="9cf81e3bf9ba958"></OBJECT>veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-32626126793666328652009-10-08T15:04:00.000-07:002009-10-08T15:26:57.495-07:00AtividadesTrabalhando com tirinhas<br /><br />Atividade para Produção de Texto sobre astronomia<br /><br />sites:<br /><br />www.cbpf.br/.../tirinhas/tirinhas.../astronomia/astronomia.php?...Recordset1Astronomia...Recordset1Astronomia<br /><br />http://www.zenite.nu/veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-26960526606030020812009-10-08T15:00:00.000-07:002009-10-10T14:32:14.431-07:00Referências de Cultura Digital<div align="justify">COMO UNIR CULTURA DIGITAL, ASTRONOMIA E LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA EM ATIVIDADES ESCOLARES<br /><br />A cultura digital é uma realidade no mundo contemporâneo.<br /><br />A sociedade como um todo e o aluno em particular já tem acesso a esse mundo virtual quer em casa, em lan-house ou em quiosques públicos, como o “Acessa S. Paulo” ou Bibliotecas Públicas, ONG, Igrejas, e outros mais.<br /><br />Os professores também têm assegurado esse acesso nos mesmos caminhos e pela “Intranet” (oficial do Estado).<br /><br />O “gap” existente e que impacta no processo educacional é que em sala de aula o mundo digital ainda não chegou. Percebemos e convivemos com isso, que no ambiente de sala ainda estamos na pré-história digital. Os professores ainda lutam com giz e lousa, enquanto que os alunos têm a tira-colo os MPs (3, 4, 5, 6, 7, n2, de opções eletro-eletrônicos).<br /><br />O grande desafio que se coloca hoje é confluir os acessos que todos temos na sala de aula.<br /><br />Da forma em que a tecnologia está hoje colocada, à disposição da comunidade escolar, é praticamente semelhante a nada. Não é possível desenvolver aprendizado e muito menos obter feedback. Resta aos professores, uma luta muito grande, para superar “os equipamentos” que os alunos trazem para a sala de aula e que nada tem a ver com o pedagógico. Aí então, se junta o não pedagógico do aluno, com as deficiências tecnológicas do professor e da escola, o que gera resultados insatisfatórios para construção do conhecimento desse aluno.<br /><br />Em relação à astronomia o mundo digital propicia àqueles que a buscam, uma infinidade de alternativas para se conhecer e viajar pelo universo.<br /><br />É possível crer, já que isso acontece com os aficionados pela astronomia um novo imaginário, que por sua vez desencadeia criatividade, quando nos questionamentos filosóficos relativos às ciências e conceitos do tipo “de onde viemos” e “para onde vamos”, e enfim, a real posição do ser humano na escala de grandeza do universo.<br /><br />Nesse sentido, na perspectiva da transversalidade, o estudo mais amiúde da astronomia, pode envolver o corpo docente da escola, construindo projetos únicos com o objetivo de garantir ganhos em aprendizado na medida em que o aluno faz uso do seu imaginário e possa construir conceitos aplicáveis não só nas disciplinas estudadas naquele momento como também como parte de sua vida social.<br /><br />Observando as diferentes mídias à disposição do mundo educacional, percebemos muitas qualidades nos conteúdos, tecnologia... Porém, há restrições quanto ao acesso a elas em sala de aula.reforçando a idéia do “gap”, pois não há disponibilidade aos professores e alunos, em termos práticos de dia-a-dia, dessas mídias (TV Escola, outros do MEC, Redes e canais educativos, e outros... Assim, percebemos que há um longo caminho a ser percorrido. Exigir-se-á um esforço conjunto de toda a sociedade, especialmente da parcela envolvida com a educação para, que de forma consensual e democrática, buscar os meios e viabilizá-los.<br /><br />Numa perspectiva prática, o aparelhamento técnico da escola no que se refere às mídias, exige um complexo de providências que vai desde a chegada à escola dos materiais e equipamentos, passando pela infra-estrutura física, estrutura de logística, até a super estrutura referente a apoio técnico com profissionais das diferentes áreas envolvidas, inclusive “help desk” ou algo semelhante a um “call Center”, permitindo a retaguarda necessária ao pleno funcionamento de todo o complexo instalado, por escola ou grupo regional de escola. Tudo isso para que os projetos estabelecidos possam ter continuidade. Hoje, 1 (um) computar da escola que necessite de assistência técnica, demora meses para ser consertado. Nesse ritmo, que demonstra o estado atual das coisas, nenhum projeto andará e a escola continuará em descrédito.<br /><br />Portanto, unir cultura digital, astronomia e leitura crítica da mídia em atividades escolares, só será possível quando a escola for aparelhada de forma moderna e atualizável tecnologicamente.<br /><br />Vera Helena Ferreira Pires</div>veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-37170916321329244982009-10-07T16:21:00.002-07:002009-10-11T21:01:40.094-07:00Referências de Genéticasites:<br />-www.biologiabacana.blogspot.com<br />(google: biologiabacana)<br />-www.rived.mec.gov.br<br />-www.sbenbio.org.br<br />(Associação Brasileira de Ensino de Biologia: sbenbio)<br />-www.odnavaiaescola.com<br />-www.geneticanaescola.com.br<br />-www.sbg,org.brveraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-28647800675134811682009-10-07T16:21:00.001-07:002009-10-07T16:21:46.803-07:00Diárioveraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-37843208287124330322009-10-07T16:18:00.000-07:002009-10-07T16:19:55.691-07:00Referências de Astronomiaveraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3178118295763957316.post-12499276357606717212009-09-25T16:20:00.000-07:002009-10-08T16:25:29.288-07:00Apresentação<span style="font-family:times new roman;">Vera Helena Ferreira Pires</span><br /><br /><span style="font-family:times new roman;">Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo</span><br /><br /><span style="font-family:times new roman;">Leciono para: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 1º ano do </span><span style="font-family:times new roman;">Ensino Médio</span><br /><br /><br /><br /><p><span style="font-family:Times New Roman;">Minha formação:</span></p><ul><li><span style="font-family:Times New Roman;">Faculdades Maria Augusta Ribeiro Daher. Curso de Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar. 1987 a 1990</span></li><li><span style="font-family:Times New Roman;">Universidade Braz Cubas. Licenciatura em Ciências Biológicas. 1994 a 1997</span></li></ul><p><span style="font-family:Times New Roman;"></span> </p><span style="font-family:Times New Roman;">Cursos à Distância atuais</span><br /><br /><ul><li><span style="font-family:Times New Roman;">Curso de Prevenção do uso de drogas para educadores de Escolas Estaduais pela SENAD/MEC, desde 17/08/09.</span></li><li><span style="font-family:Times New Roman;">Curso Rede Aprende com a Rede. Disciplina de Biologia pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desde 23/09/2009.</span></li><li><span style="font-family:Times New Roman;">Curso de Astronomia pela Universidade Federal de São Carlos, desde 21/09/2009.</span></li></ul><p><span style="font-family:Times New Roman;">Dos cursos em ação espero, ampliar meus conhecimentos para uma melhor atuação em sala de aula.</span></p><p></p>veraportugahttp://www.blogger.com/profile/07808195350851296122noreply@blogger.com